Cera no ouvido – Faça apenas isso para remover a cera em minutos!

Se você já tentou de tudo para remover a cera do ouvido e não tem mais esperanças de que conseguirá eliminá-la, não se preocupe, pois vamos ensinar para você como remover a cera do ouvido em sua própria casa. Além do mais, como o canal auditivo e a membrana do tímpano são muito delicadas, é preciso cuidado para tirar a cera do ouvido em casa. O upsaud.com.br preparou uma série de dicas para você fazer isso sem riscos de lesões e infecções. Veja abaixo como remover a cera do ouvido e como identificar se é a hora de consultar um médico para uma ajuda profissional.

O que é cera de ouvido e para que serve:

A cera de ouvido, cientificamente chamada de cerume, é uma substância produzida pelas glândulas sebáceas presentes no canal auditivo, com o objetivo de proteger o ouvido contra infecções e evitar a entrada de objetos, insetos, poeira, água e areia, por exemplo, preservando a audição. Além disso, a cera de ouvido é impermeável à água, possui anticorpos e pH ácido, que ajuda a combater os microrganismos presentes no ouvido.

Como tirar cera do ouvido em casa:

Existem alguns métodos que podem ser feitos em casa para retirar o excesso de cera do ouvido, tais como:

1. Usar remédios de farmácia:

Os remédios para cera de ouvido ajudam a amolecer a cera e a facilitar a sua saída do canal auditivo, permitindo que seja retirada. Estes remédios podem ser comprados em qualquer farmácia, sem receita médica, mas só devem ser usados após avaliação médica, já que não podem ser usados em caso de infecção de ouvido, que se manifesta por dor de ouvido, febre e mau cheiro nessa região, se houver pus. Um dos remédios mais conhecidos para cera de ouvido é o Cerumin, por exemplo.

2. Aplicar gotas de óleo mineral:

Uma forma simples, segura e caseira de tirar a cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo mineral, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate ou, até, azeite, no canal auditivo por 2 ou 3 vezes, todos os dias, durante 2 a 3 semanas.

Este método ajuda a amolecer a cera de forma natural e facilita a sua remoção ao longo dos dias.

3. Usar um cone chinês (vela hopi):

O cone chinês é uma técnica milenar que foi utilizada por muito tempo, na China, e consiste em aplicar um cone com fogo dentro do ouvido, para que a cera se derreta à medida que o calor se forma. No entanto, esta técnica não é recomendada pela maioria dos médicos, pois pode causar queimaduras e lesões no ouvido.

Porque não se deve usar cotonetes:

Não é recomendado usar cotonetes, ou outro tipo de objetos pontiagudos, como a tampa de uma caneta, clips ou chaves, por exemplo, para tentar retirar a cera do ouvido, porque o cotonete é muito grande e empurra o excesso de cera para dentro do canal auditivo e porque os outros objetos podem perfurar o tímpano, causando infecções ou, até mesmo, perda da audição.