Infecção Urinária – Veja Por que as Mulheres Sofrem Tanto com Isto!

A infecção urinária é muito mais comum em mulheres do que em homens. Além disso, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer local do trato urinário, ou seja, nos rins, bexiga, uretra e na próstata — está última, apenas nos homens. Porém, nem toda infecção urinária possui sintomas, mas todas elas trazem riscos.

Assim, nós do natu saúde iremos ajudar você com as informações e dicas necessárias para compreender os principais processos desse problema.

Sintomas de infecção urinária:

Os sintomas de infecção urinária, como dor ou ardência ao urinar, podem variar de pessoa para pessoa pois a infecção pode afetar a uretra, a bexiga ou os rins. Entre os principais sintomas estão:

  1. Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  2. Vontade frequente e repentina de urinar em pouca quantidade;
  3. Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga
  4. Sensação de peso ou desconforto na região da bexiga;
  5. Urina turva ou com presença de sangue;
  6. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º).

Geralmente, a infecção urinária é causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário, sendo, por isso, mais frequente nas mulheres devido a proximidade do ânus com a uretra.

Tratamento para infecção urinária:

O tratamento para a infecção urinária deve ser orientado por um urologista ou clínico geral e, normalmente, inclui a toma de antibióticos, porque quando ela não é corretamente tratada, pode chegar aos rins, sendo uma complicação mais grave.

O tratamento dura de 7-10 dias, sendo importante tomar o remédio até a data informada pelo médico, mesmo que os sintomas desapareçam antes disso. Também é importante beber mais água, porque quanto mais urina o corpo produzir, mais facilmente são eliminadas bactérias pela urina.

Tratamento caseiro para infecção urinária:

Os sucos para infecção urinária são ótimas opções para ajudar no tratamento da infecção, pois as frutas usadas para preparar estes sucos são diuréticas e contêm vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imune e a prevenir a adesão das bactérias ao trato urinário, ajudando a eliminar estes micro-organismos. Alguns sucos que podem ajudar no tratamento da infecção urinária, são:

Ingredientes:

  • 1 fatia de melancia com cerca de 5 cm;
  • 2 laranjas;
  • 1/4 de abacaxi.

Modo de preparo:

  1. Descascar as laranjas e separá-las em gomos, cortar a melancia aos pedaços e descascar o abacaxi.
  2. Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar, conforme necessário.
  3. Beber cerca de 3 copos do suco por dia até desaparecerem os sintomas.

Este suco só deve ser usado como complemento do tratamento da infecção urinária que normalmente é feito com antibióticos prescritos pelo urologista.

Como evitar a infecção urinária:

Para evitar a infecção urinária é aconselhado:

  • Lavar a região genital externa com água e sabão após a relação sexual;
  • Após urinar e defecar sempre limpar a região íntima de frente para trás, a fim de evitar a chegada da bactéria E. Coli na vagina, já que esta encontra-se presente na região anal e perianal, sendo a principal causadora de infecção urinária;
  • Esvaziar completamente a bexiga toda vez que urinar, para evitar a urina residual que aumenta as chances de infecção urinária;
  • Beber mais água, ingerindo pelo menos 1,5 L de líquidos claros por dia;
  • Manter uma alimentação rica em fibras para diminuir o tempo de permanência das fezes dentro do intestino, o que diminui a quantidade de bactérias dentro dele;
  • Não usar perfume ou creme com perfume na região da vagina porque isso pode irritar a pele e aumentar o risco de infecção urinária;
  • Manter a região da vulva sempre seca, evitando usar roupas muito apertadas e absorvente diário, a fim de diminuir a transpiração neste local.

Deve-se seguir estes conselhos diariamente, especialmente durante a gravidez, época em que existem maior risco de infecção urinária devido as alterações hormonais e devido ao aumento do peso sobre a bexiga, o que favorece a proliferação de bactérias.