A conjuntivite é uma das doenças mais comum. 70% dos pedidos de exame oftalmológico são precisamente por esse motivo. É uma inflamação que pode se desenvolver como uma infecção da conjuntiva , a membrana transparente que cobre o interior da pálpebra e parte do globo ocular.
O sintoma mais característico desta patologia é a vermelhidão do olho : os vasos sanguíneos, devido à inflamação, tornam-se mais visíveis, dando ao olho uma vermelhidão característica. No entanto, este sinal clínico não é suficiente para o diagnóstico, porque também pode ser o sintoma de outras doenças oculares
Causas da Conjuntivite:
A causa da conjuntivite pode ser infecciosa ou não: vírus e bactérias são as causas infecciosas mais comuns, enquanto a conjuntivite não infecciosa é principalmente alérgica, de substâncias irritantes / tóxicas ou secundária a outras doenças como glaucoma agudo , blefarite ou ceratite.
Chlamydia trachomatis, uma infecção conjuntival neonatal típica (Ophtalmia neonatorum, que ocorre em crianças com menos de 4 semanas de idade devido a uma infecção que ocorre durante ou após o parto) e responsável por conjuntivite também em adultos (paratracoma e tracoma).
Remédio Caseiro Para Conjuntivite:
Apesar de ser uma condição bastante desagradável, existe um remédio caseiro que pode ser a solução para sua conjuntivite – confira a receita!
INGREDIENTES:
1 colher (de chá) de folhas picadas de pariri;
250 ml de água.
MODO DE PREPARO:
Coloque os ingredientes numa panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Após a água levantar fervura, retire-a do fogo e deixe esfriar por 10 minutos.
Em seguida, será necessário coar a mistura e mergulhar uma gaze limpa. Para terminar, deve-se aplicar a compressa sobre o olho fechado, até 3 vezes por dia.
Fatores de Risco:
Os principais fatores de risco são:
idade porque muitas vezes as crianças estão em contato com sujeitos infectados na escola, enquanto os idosos têm um sistema imunológico enfraquecido;
presença de uma infecção das vias aéreas superiores, como o resfriado comum;
sistema imunológico enfraquecido (diabetes, terapia imunossupressora, uso de cortisona);
presença de uma inflamação da pálpebra (blefarite);
frequentando lugares muito lotados, como trens e metrôs.
Quando Consultar um Médico:
A conjuntivite quase nunca é motivo de preocupação, mas é sempre útil consultar um médico ou farmacêutico nos primeiros sintomas para aliviar o desconforto e tratá-lo o mais rápido possível.
Em vez disso, o oftalmologista deve ser contatado com urgência no caso de alergia a lentes de contato ou na presença de dor ocular, distúrbios visuais que indicam infecções mais graves que podem comprometer a função visual.