O termo halitose, ou mau hálito vulgar, indica o odor desagradável que é emitido durante a respiração; é um distúrbio que pode afetar indivíduos de qualquer sexo e idade, mesmo que o problema ocorra mais freqüentemente com o aumento da idade.
Do ponto de vista social, é um problema que pode causar grande constrangimento nos afetados, colocando em risco as relações interpessoais, por medo de induzir desconforto no interlocutor; há também um distúrbio no qual o paciente se queixa de halitose grave, apesar da falta de fundamentos do pensamento (halitofobia).
Estima-se que 50% da população sofre deste problema de forma mais ou menos sistemática e a causa mais comum é certamente higiene bucal insuficiente ( provavelmente em torno de 90% dos casos), mas em algumas situações diferentes razões são identificadas que devem ser abordadas com a ajuda do médico.
A halitose pode ser efetivamente tratada se a causa for diagnosticada corretamente, uma meta que é perseguida através de um exame clínico detalhado. O
manejo do paciente, em muitos casos, envolve simplesmente medidas simples, como higiene bucal regular e limpeza dental periódica (descamação).
Causas do Mau Hálito:
As possíveis causas da respiração desagradável são muitas e variadas; na maioria dos casos, até 90%, do mau cheiro se origina diretamente na boca, muitas vezes devido ao acúmulo de resíduos alimentares que são transformados pelo metabolismo da bactéria responsável pela placa, presente devido à higiene bucal insuficiente nos dentes e língua. Também é possível que a causa seja a hidratação reduzida da mucosa bucal (boca seca).
Há também toda uma série de fatores que podem agravar o problema:
- salivação pobre;
- higiene oral deficiente;
- cárie não identificada;
- resíduos alimentares;
- infecções locais (por exemplo, aftas );
- inspirar pela boca (isto é, respirar sem o auxílio do nariz);
- stress;
- fumaça;
- álcool.
Remédio Caseiro Para Mau Hálito:
Apesar de ser uma condição bastante desagradável, existem um remédio caseiro que pode ser eficaz no combate ao mau hálito – confira seus ingredientes e modo de preparo:
INGREDIENTES:
- 3 gotas de óleo essencial de hortelã;
- 125 ml de água;
- 1 colher (de chá) de extrato de hamamélis;
- ½ colher (chá) de glicerina vegetal.
MODO DE PREPARO:
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e agite bastante. Faã bochechos diários com este chá após escovar os dentes.
Geralmente, quando a halitose é causada pelo consumo de alimentos específicos, a perturbação é temporária e, ao suspender a comida, o sintoma desagradável também é desaparece.
Como Prevenir Mau Hálito?
Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usando um creme dental com flúor; Certifique-se de escovar bem ao longo da borda da gengiva e na superfície dos dentes. Depois de escovar os dentes, escove a língua, especialmente na parte mais próxima da garganta (seria melhor com um limpador de língua);
Use fio dental ou limpadores de cachimbo pelo menos uma vez por dia para remover resíduos de alimentos entre os dentes;
Coma mais frutas e vegetais todos os dias e reduza o consumo de carne;
Elimine alimentos que contenham cebola, alho e outros condimentos que possam piorar o mau hálito;
Se você usar um enxaguatório bucal, não deixe de enxaguar por pelo menos 30 segundos antes de cuspir.