8 Sintomas da menopausa que as mulheres não devem ignorar

Ondas de calor, suor noturno e secura vaginal são os principais sintomas da menopausa. Além disso, a menopausa é definitivamente um momento complicado. Muitas mulheres experimentam sintomas desagradáveis ​​durante este período causadas por desequilíbrio hormonal. A duração e gravidade dos sintomas podem variar de pessoa para pessoa.

Normalmente, uma mulher começa a perceber esses sinais incomuns em torno de seus meados dos 40 anos, quando sua capacidade reprodutiva chega ao fim e, em média, dura quase quatro anos desde o último período.

Em alguns casos, as mulheres podem sentir sintomas da menopausa por até 12 anos. Evidentemente, esses sintomas tornam-se irritantes e interferem no bom estado durante o dia. Sem mais delongas, veja agora os  sintomas da menopausa:

Sintomas de menopausa:

Os sintomas de menopausa surgem quando os ovários começam a entrar em falência, ou seja, quando deixam de funcionar e de produzir estrogênio, que está relacionado com o ciclo menstrual e a fertilidade da mulher. Se tem mais de 40 anos e acha que pode estar entrando na menopausa, selecione os seus sintomas:

  1. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza;
  2. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente;
  3. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono;
  4. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono;
  5. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos;
  6. Diminuição da libido;
  7. Menstruação irregular;
  8. Cansaço frequente;
  9. Queda de cabelos;
  10. Secura vaginal.

Além disso, os sintomas da menopausa e sua intensidade podem variar de mulher para mulher, assim como a idade que têm início, já que pode ter interferência da genética e do estilo de vida da mulher.

Como é feito o diagnóstico:

O diagnóstico da menopausa é feito com base nos sintomas que a mulher apresenta e a sua principal característica é ficar sem menstruar por pelo menos 12 meses consecutivos. Além disso, o médico também poderá solicitar a realização de um exame que verifica a taxa de FSH no sangue para comprovar a menopausa, além da avaliação dos níveis de estrogênio e progesterona circulantes no sangue.

Tratamento para menopausa:

O tratamento para menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos que comprometem sua vida profissional, familiar e afetiva, podendo ser recomendado pelo ginecologista o uso de medicamentos à base de estrogênio e progesterona.

No entanto, no caso de mulheres com hipertensão descontrolada ou colesterol alto, os medicamentos com estrogênio e progesterona não são indicados, podendo ser sugerida a suplementação com soja.

Outra opção para o tratamento da menopausa é utilizar plantas e ervas medicinais sob orientação médica como Agnocasto (Agnus castus), Dong quai (Angelica sinensis) ou Erva-de-são-cristóvão (Cimicifuga Racemosa), já que essa planta possui propriedades capazes de diminuir as dores menstruais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*